quinta-feira, 12 de março de 2009

BLOG DA DILMA NA REVISTA "VEJA"

Próxima disputa presidencial já é travada
nos blogs, redes sociais e fóruns

Por Luiz de França - Revista Veja

A campanha para a corrida de 2010 ao Palácio do Planalto pode ainda não ser oficial no mundo real, conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na internet, entretanto, a campanha já está a todo vapor. Blogs, comunidades em redes sociais, grupos e fóruns de discussão já são amplamente usados na defesa dos candidatos, e os usuários travam uma batalha para exaltar a imagem de seus concorrentes preferidos. Por enquanto, só quatro dos possíveis candidatos à Presidência da República têm espaço garantido entre os blogueiros. Se não lidera as pesquisas de intenção de voto, Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, é a campeã da campanha antecipada na internet: tem quatro blogs dedicados a ela e 67 comunidades no site de relacionamento Orkut. Os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), ambos do PSDB, dividem os tucanos não só na disputa da indicação do partido, mas também na preferência dos seguidores do partido na rede, com um total de sete blogs e 68 comunidades; Concorrente de Dilma pela candidatura governista, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) também é defendido por um blog e algumas comunidades (confira a lista completa no fim do texto).

Cercados de alguns cuidados e sob a orientação indireta dos partidos, alguns desses blogs se limitam apenas a postar notícias relacionadas aos seus candidatos publicadas por outros meios de comunicação - sempre, é claro, caprichando nos títulos, de forma a destacar qualidades e conquistas dos seus escolhidos. "Para não agredir a lei vamos até tirar o número 13 e a estrela do PT do nosso blog", afirma o coordenador do blog Dilma Presidente, que se identificou como Daniel Pearl Bezerra de Oliveira. O blog é atualizado sete vezes ao dia com fatos envolvendo a ministra. O blog entrou no ar no dia 4 de novembro de 2008 com 200 acessos por dia, subiu para 5.000 e já chegou a ter 20.000 acessos num único dia em janeiro. Oliveira, que trabalha no Palácio do Governo do Ceará, diz que não é filiado ao PT e que ninguém de sua equipe recebe dinheiro. "Uma semana depois de lançado, mandei um ofício para o presidente Lula e para a ministra Dilma explicando os motivos do blog e assumindo toda a responsabilidade. Ela não disse se apoiava, deixou apenas fazer o blog com a liberdade que nós temos."

Apesar de os blogs ajudarem a dar um empurrão na campanha dos seus possíveis candidatos, alguns partidos políticos dizem desconhecer os autores das páginas e afirmam evitar qualquer contato com os blogueiros para não terem problemas com a Justiça Eleitoral. "A gente quer deixar claro que não existe nenhum apoio oficial ou extraoficial do partido", diz Antonio César Gontijo de Abreu, secretário-geral do PSDB-SP. "Mas não podemos ignorá-los. Vamos começar a monitorar, não necessariamente para colaborarmos, mas para evitarmos situações que possam prejudicar a imagem do nosso candidato." Segundo a assessoria do PT, o partido prefere não manter contato com os blogs e não tem responsabilidade pelas condutas dos seus autores, considerando que eles têm o direito a expressar suas ideias e vontades. Mas nem todos pensam o mesmo. Há dois meses, o gabinete de Ciro Gomes (PSB) entrou em contato com o blog Ciro Presidente pedindo para o responsável se identificar. Não obteve resposta. Segundo a assessoria do parlamentar, a intenção era colaborar com o eleitor desconhecido, cujo blog é um dos mais antigos. Sua primeira postagem data de 13 de março de 2008.

Juventude - Alguns dos blogs vão além da simples divulgação dos trabalhos dos seus escolhidos e tentam influenciar inclusive na escolha da composição da chapa. É o caso do blog Serra Presidente 2010, em que é possível votar em quem deveria ser o vice de uma possível chapa encabeçada pelo governador de São Paulo. "Por enquanto quem está ganhando é o governador Aécio Neves, seguido pelos senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB), Arthur Virgílio (PSDB) e Kátia Abreu (DEM)", diz Gabriel Vinícius Carmona Gonçalves, adolescente recém filiado à juventude tucana que participa do Movimento Eu Quero Serra Presidente em 2010. "O intuito do blog é ajudar Serra nas prévias", explica ele. O blog foi criado em janeiro deste ano sob a liderança de representantes da juventude do Democratas da Bahia, do PPS de Santa Catarina e do PSDB de São Paulo. Desde então, recebeu 2.000 acessos.

Para o deputado estadual de São Paulo Bruno Covas (PSDB), que preside a juventude nacional tucana, o uso da internet para começar a preparar o terreno para a campanha é um movimento natural. Ele acredita que o ambiente partidário não pode mais ser restrito aos políticos. "O jovem tem essa capacidade de ser revolucionário, é por isso que são eles que estão colocando a boca no mundo e chamando as pessoas para debaterem em um universo já familiar para eles, a internet." É com esse espírito que o estudante de Direito Caio Cezar Will Dias, de 18 anos, resolveu fundar há menos de um mês o Movimento Nacional Pró-Aécio, com mais dois amigos, um do Rio de Janeiro e outro de Minas Gerais. "Esse movimento surgiu porque nós não estamos satisfeitos com a política do país. Apesar de apoiarmos qualquer candidato do PSDB, achamos que Aécio tem uma visão mais jovem da política, que sabe debater."

Dias se diz inspirado na experiência do presidente americano Barack Obama, que utilizou a internet como ferramenta de divulgação da campanha para as prévias do partido Democrata dos EUA. "Foi graças à internet que ele conseguiu vencer Hillary Clinton na escolha do partido por sua candidatura e é dessa mesma forma que queremos ajudar Aécio nas prévias do PSDB, que deverá ser disputada com Serra." Além dos blogs que defendem claramente algum candidato, há diversos outros que, mesmo não declarando abertamente o seu intuito, preferem sempre divulgar os feitos recentes e notícias importantes sobre algum dos concorrentes - de preferência, em meio a outros assuntos, para tentar disfarçar a defesa de seu candidato preferido. Um exemplo: quem acessa o blog do presidente da juventude do PSDB de Minas Gerais, Reinaldo Oliveira Batista, verá sempre entre uma nota e outra as realizações do atual governador mineiro, que briga para superar Serra e disputar a eleição do ano que vem.



Comunicado: Agradeço ao repórter Luiz de França da revista Veja pela entrevista e colocar um pouco do nosso trabalho a frente do BLOG DA DILMA PRESIDENTE. Minha conversa com o Luiz foi franca e objetiva, esclarecendo tudo o que ele solicitou, não ocorrendo nenhuma manipulação na divulgação da matéria.

LEIA TAMBÉM: Internet deverá ter menos restrições

O uso da internet nas campanhas eleitorais começa a ser visto com outros olhos pela Justiça Eleitoral do Brasil depois do fenômeno ocorrido na última eleição presidencial dos Estados Unidos. De acordo com o juiz Luiz Márcio Pereira, da segunda instância do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, a tendência é que os blogs e outros espaços da web sejam liberados nas próximas eleições, diferentemente do que ocorreu nas eleições passadas. "Essa me parece ser a melhor solução, pois parto do princípio que só vai ali quem quer", declara Pereira, que liberou os blogs nas últimas eleições do Rio de Janeiro. "E a eleição ocorreu tranquila e sem contratempos." Segundo Pereira, a única restrição ficaria para os spams, os pop-ups e mensagens por celular, que invadem o direito à privacidade dos eleitores e internautas.

De acordo com a Justiça, a propaganda política oficial só é permitida a partir do dia 6 de julho do ano eleitoral. Por não haver uma lei que aborde e normatize o uso da internet nas campanhas, o juiz recomenda aos blogueiros não pedirem votos para seus candidatos antes desse período, para não caracterizar campanha fora do período permitido. Caso isso ocorra, os autores responderão a processos e as páginas serão retiradas do ar. Nas eleições de 2008, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a resolução 22718, que se restringia a regulamentar apenas o uso do domínio can.br dos candidatos. Obedecendo a uma lógica do tribunal, a tendência é que essa resolução seja reeditada para as próximas eleições. “Mas só saberemos quais serão as diretrizes do TSE sobre esse assunto no início de 2010”, comenta o juiz.

Com uma visão mais pessimista sobre o papel da internet nas próximas eleições, o professor de Ciência Política Ricardo Caldas, da Universidade de Brasília (UNB), não acredita que o Brasil reproduzirá o fenômeno ocorrido nos Estados Unidos, onde a internet foi usada para arrecadação de verbas e venda de camisetas e outros objetos. A rede acabou sendo decisiva para fazer deslanchar a campanha de Barack Obama, principalmente nas prévias democratas contra a senadora Hillary Clinton. "Ao contrário dos americanos, os brasileiros não tem a cultura da doação de campanha, que foi a grande função da internet na campanha de Barack Obama", diz Caldas. Ele também não acredita que os TSE consiga lidar com essa questão antes do pleito. "Os ministros do tribunal não estão preparados culturalmente para isso." (Por Luiz de França - Veja).

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