terça-feira, 4 de agosto de 2009

Suplicy quer readmissão de quatro mil demitidos pela Embraer

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu nesta terça-feira (4), durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre a crise na Embraer, a readmissão de cerca de 4,3 mil funcionários demitidos pela empresa no início deste ano por causa dos reflexos da crise financeira mundial. O retorno dos funcionários - nem que seja de forma gradual, segundo o senador -, é possível já que a empresa apresenta sinais de recuperação, assim como toda a economia brasileira. Suplicy lembrou que a recuperação econômica da Embraer pode ser notada pelos pedidos de compra que tem recebido. Recentemente, disse o senador, a empresa fechou contrato de firme de venda de 56 aeronaves para o exterior, o que poderá gerar uma receita em torno de R$ 20 bilhões. O senador Delcídio Amaral (PT-MS), por sua vez, destacou que aviação regional tem crescido de maneira consistente no Brasil e atraído grupos empresariais para este segmento, que emprega muitas pessoas.
Embora o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Embraer, Horácio Aragonez, tenha afirmado que a carteira de pedidos da empresa recuou e que de forma dramática está administrando o caixa da empresa para cumprir os prazos de entrega da encomenda, Suplicy disse esperar que o bom senso permeie o encontro na Justiça trabalhista na próxima semana. Empresa e os funcionários tentarão acordo para a reintegração dos demitidos e a redução da jornada de trabalho de 43 para 40 horas semanais. A audiência pública na CAE sobre a crise na Embraer foi requerida pelo senador Eduardo Suplicy e participaram Vivaldo Moreira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) e Luiz Antonio Dantas, representando o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado .

2 comentários:

ANGEL disse...

SENHOR SUPLICY
SOU SOLTEIRO E NÃO TENHO BOLSA FAMÍLIA,GOSTARIA DE SABER QUANDO
VAI SAIR A RENDA MÍNIMA???,ESTOU PRECISANDO DE DINHEIRO !!!

SEM MAIS
ANGEL

Anônimo disse...

Gostaria de saber sobre a Embraer. Foi discutido que a participação acionária da empresa esta na sua maioria nas mãos de estrangeiros, mas logo não se falou mais nada.

Já que a empresa divulgou um lucro bem grande, será que as demissões não foram precipitadas? E por que não recontratar logo os funcionários demitidos? É este o compromisso que a empresa tem com o pais? Estão construindo fábrica em Portugal e dando treinamento lá enquanto os brasileiros aqui são demitidos.