segunda-feira, 5 de julho de 2010
A Política e os Conceitos Religiosos
*por FERNANDO RIZZOLO
Talvez Thomas Jefferson, o terceiro presidente americano, e principal autor da Declaração da Independência Americana, tenha sido um dos primeiros estadistas a reconhecer o valor e a positiva influência dos valores morais da religião na construção de uma sociedade saudável. Jefferson publicou: The life and morals of Jesus. Uma seleção de todos os ensinamentos e eventos essenciais da vida de Jesus expurgada de todas as menções sobrenaturais ou de qualquer modo ligados ao dogma religioso, (ser o rei, o filho de deus, exorcismos, milagres).
A própria concepção judaica de povo, conduzida por um líder, este imbuído de conceitos morais, já demonstrava que uma liderança só poderia ser exercida através de normas de conduta, regras de bons costumes, e um profundo sentimento de unidade. As religiões em geral, invariavelmente, trazem no bojo da sua essência, a noção do que é o correto na sua forma de agir, direcionando dessa forma a sociedade.
Contudo, num Estado laico como o nosso, a fragmentação ideológica – religiosa, dos conceitos morais, se perdem diante dos meios de comunicação como a televisão, o cinema, e outros, que afrontam tais preceitos, diluindo os conceitos morais apregoados pela força religiosa, desfazendo – os, ou tornando os ditames de cunho espiritual, algo ultrapassado, impraticável, ou fora de moda, a ponto destes valores serem apreciados apenas de forma caricata nas novelas, como ocorreu na chamada ” Caminho das Índias”, da rede Globo, onde os lampejos morais eram pinçados de forma pitoresca, conceitualmente distanciados do dia-a-dia da maioria das pessoas.
Extrairmos as concepções morais, aplica-los e difundi-los numa sociedade na forma em que Thomas Jefferson o fez, como na chamada “Bíblia de Jefferson”, abstendo-se por completo do caráter religioso em si dos preceitos, é iniciativa cívica que falta no nosso Pais. Sem querer de forma alguma ultrapassar os limites da razoabilidade do que podemos chamar de puritanismo barato, a idéia independente, e de isenção religiosa na difusão dos bons costumes morais nas escolas, é sim de suma importância na construção e no alicerce moral dos nossos jovens de amanhã.
A história nos demonstra, que o ser humano desde a sua antiguidade, exercitou a absorção do que permeia os ensinamentos religiosos; o bem, a boa conduta, a urbanidade, a justiça, e isso constitui-se numa empreita dos educadores, dos governos, da sociedade em geral. Uma tarefa já foi desafiante, que já fora outrora empreitada pelo terceiro presidente dos Estados Unidos, autor da declaração da independência americana, da lei da liberdade religiosa da Virgínia e pai da Universidade da Virgínia por volta de 1800, e que hoje torna-se tão necessária quanto naquela época, que nem sequer televisão havia, e que no lugar da novela das oito, na mesa, no jantar, o que mais se discutia era o evangelho.
Fernando Rizzolo é advogado, pós-graduado em Direito Processual, mestrando em Direito Constitucional, Prof. do Curso de Pós Graduação em Direito da Universidade Paulista (UNIP). Participa como coordenador da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo, é membro efetivo da Comissão de Direito Humanos da OAB/SP, foi articulista colaborador da Agência Estado, e editor do Blog do Rizzolo - www.blogdorizzolo.com.br
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Editado(a) por
Blog do Rizzolo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
DEUS DÁ MAIS!!!! EU SEI QUE DEUS DÁ MAIS DO QUE MERECEMOS, DEUS DÁ MAIS DO QUE PEDIMOS, DEUS DÁ MAIS DO QUE PRECISAMOS, DEUS DÁ MAIS!!!! DEUS É FIEL!!!! DÁ-LHE DILMA 2010!!!
DEUS FAZ O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E DOS PEIXES, DEUS FAZ BROTAR ÁGUA DA ROCHA, DEUS TRANSFORMA ÁGUA EM VINHO, DEUS FAZ O DINHEIRO RENDER MAIS, DEUS FAZ O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS RECURSOS, DEUS FAZ O COBERTOR FICAR MAIOR, DEUS COBRE UM SANTO E COBRE OUTRO SANTO, DEUS FAZ O DINHEIRO AONDE NÃO TEM DINHEIRO, COMO O MILAGRE DA VIÚVA COM O AZEITE NA BUTIJA E A FARINHA NA TIGELA… DEUS É DEUS!!! DÁ-LHE DILMA 2010!!!
DEUS FAZ O DINHEIRO AONDE NÃO TEM DINHEIRO, DÁ-LHE DILMA 2010!!!
Se o homem seguisse os ensinamentos de Cristo o mundo não seria tão injusto, com tantas desigualdades, tão corrupto. E,a pior corrupção é aquela com aparência de ligalidade, porque se baseia nas leis forjadas pelo mundo cão. Como diz em Tiago 5: 1 a 4: “Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras que a vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas e as vossas roupagens comida de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens........Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e por vós foi diminuído com fraude está clamando, e os clamores dos ceifeiros entram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos.” Felizmente o atual governo do noss país tem caminhado no sendido de deminuir as mazelas de um sistema econômica baseado no modelo monetarista, do governo anterior, que enrique apenas os banco e investidores em detrimento do setor produtivo. Hoje, o governo Lula promove investimento recorde no produção, favorecendo o trabalho e a renda do povo.
Postar um comentário