Por Redação, com ABr - de Brasília- Os futuros filiados do Partido Social Democráticos (PSD) com mandatos eletivos correm o risco de perder os cargos com a migração para a nova legenda. Essa é a interpretação de líderes do DEM e do PPS, partidos mais ameaçados de sofrer baixas em seus quadros em conseqüência da criação do PSD, cujo registro nacional foi aprovado na última terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, os articuladores da nova sigla não se mostram muito preocupados com essa possibilidade.
Duas hipóteses para a perda de mandato estão sendo levantadas pelas lideranças do DEM e do PPS. A primeira delas parte de pedido de esclarecimento feito ao TSE sobre a migração a partir da criação de um novo partido. Segundo o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), o tribunal já informou que só está livre de perder o cargo quem participou da fundação da nova sigla ou atuou para isso.
– É considerado fundador quem assinou a ata de fundação do partido. Quem atuou para a fundação são aqueles que anunciaram antes do registro que estavam no novo partido. Quem anunciou depois foi por oportunismo – disse o senador. O DEM, partido que deve perde o maior número de parlamentares com a criação do PSD, estuda usar esse argumento para requerer na Justiça os mandatos daqueles que deixarem a legenda aproveitando a chance de migração.
A segunda hipótese para a perda do mandato é levantada pelo PPS, que ajuizou ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a resolução do TSE que permite a troca de partido sem perda do cargo. Para o partido, quem migrar agora para o PSD não poderá alegar que não tinha conhecimento sobre a contestação da constitucionalidade da resolução.
– A mudança só deveria ser permitida nos casos em que o partido desse causa à ruptura do vínculo de filiação. Esse entendimento leva à interpretação de que basta um detentor de mandato criar um partido para que ele consiga o que não lhe pertence, que é o mandato. Os parlamentares que forem para o novo partido têm todo o direito de fazê-lo, mas podem não levar os mandatos, conscientes que estão do sério risco que correm de perdê-los – argumentou o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP).
Tranquilidade
Futuro líder do PSD na Câmara, o deputado Guilherme Campos (SP) demonstrou tranquilidade quanto às ações do DEM e do PPS. De acordo com ele, todos que estão migrando para a nova sigla participaram do processo de fundação e têm como comprovar.
– Todo mundo que está vindo para o PSD tem algum documento que comprove sua participação no processo de formação do partido. A pedra angular do processo é que aqueles que estão se manifestando agora têm a documentação comprovando a participação efetiva na formação do PSD – afirma.
Apesar disso, Campos não soube precisar quantas pessoas assinaram a ata de fundação do partido. Ele estima que mais de 30 deputados assinaram o documento e pelo menos 50 parlamentares teriam documentos que comprovam suas atuações na formação da nova legenda. A concessão do registro do PSD na última terça-feira ocorreu depois de muita polêmica a respeito das assinaturas colhidas para atender às exigências da legislação sobre criação de novos partidos. Agora, começa a correr prazo de 30 dias para que os interessados se desfiliem de suas siglas atuais para integrar a nova legenda.
O PSD, segundo seu líder na Câmara, nascerá como a quarta maior bancada entre os deputados federais, com mais de 50 parlamentares. No Senado, dois senadores já anunciaram que vão se filiar ao novo partido: a senadora Kátia Abreu (TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e o senador Sérgio Petecão (AC). Kátia saiu do DEM, e Petecão, do PMN.
Os membros da nova legenda brigam agora por espaço físico nas dependências do Congresso para instalar as lideranças e pelos cargos de confiança que terão direito para oferecer aos seus assessores. Fonte: Correio do Brasil.
2 comentários:
GAROTINHO, O SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA DO DEMOCRATAS DO RIO GRANDE DO NORTE É O DONO DA REDE TROPICAL DE COMUNICAÇÃO COM 8 EMISSORAS DE RÁDIO E 1 CANAL DE TELEVISÃO FILIADA A REDE RECORD. NO RIO GRANDE DO NORTE O SENADOR JOSÉ AGRIPINO TEM UM PROGRAMA (POLÍTICO COMO SE FOSSE UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SEU MANDATO) DE RÁDIO QUE VAI AO AR EM CADEIA DE RÁDIO TODOS OS DIAS NAS RÁDIOS DE PROPRIEDADE DE AGRIPINO MAIA. ESSA REDE TROPICAL DE COMUNICAÇÃO FAZ POLÍTICA 24 HORAS POR DIA, VIVE POLÍTICA, RESPIRA POLÍTICA, E O SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA DO DEM-RN VAI MUITO BEM OBRIGADO !!! A ATUAL GOVERNADORA DO RIO GRANDE DO NORTE ROSALBA CIARLINI DO DEMOCRATAS CONCEDEU VÁRIAS ENTREVISTAS NA REDE TROPICAL DE TELEVISÃO DE PROPRIEDADE DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO ANTES DAS ELEIÇÕES, ANTES DO PERÍODO ELEITORAL, E ATÉ NO PERÍODO ELEITORAL, NA CAMPANHA ELEITORAL !!!! A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI FOI JULGADA NO TSE(TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL) POR ABUSO DE PODER ECONÔMICO POR CAUSA DAS ENTRVISTAS QUE DEU NA TV TROPICAL MAS FOI ABSOLVIDA,... A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI APARECIA MAIS DO QUE PAPAGAIO DE PIRATA NA TELEVISÃO DE JOSÉ AGRIPINO MAIA, NA REDE TROPICAL, MAS O TRE-RN E O TSE NÃO VIRAM ABUSO DE PODER ECONÔMICO NAS ENTREVISTAS QUE ROSALBA DEU NA TELEVISÃO. O SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA É O ATUAL PRESIDENTE DO DEMOCRATAS NO BRASIL E É O DONO DA OLIGARQUIA MAIA MAIOR OLIGARQUIA POLÍTICA DO RIO GRANDE DO NORTE, É INFLUENTE, TEM INFLUÊNCIA NO TRE-RN E NO TSE EM BRASÍLIA AMIGO PESSOAL DO PRIMO DE COLLOR MINISTRO DO TSE MARCO AURÉLIO MELLO. PRECISA DIZER O PODER POLÍTICO, PODER ECONÔMICO, INFLUÊNCIA, PRESTÍGIO, DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO NORTE ???? OBRIGADO.
EM POLÌTICA, NUNCA DIGO DESTA ÀGUA NÀO BEBEREI. O CENTRÀO DE KASSAB TEM ASPIRACÒES QUE A PRÒPRIA RAZÀO DESCONHECE. VAI ANEXAR O DEM E ATROPELAR OS TUCANOS. A APROXIMACÀO COM AS VELHAS OLIGARQUIAS RURAIS DO PMDB È UM PERIGO PARA A ESTABILIDADE DEMOCRÀTICA, PORQUE REUNE AS VELHAS FORCAS POLÌTICAS QUE SEMPRE ESTIVERAM NO LIMBO DO AVANCO DEMOCRÀTICO. A META PESSEDISTA DE MEXER NA CONSTITUICÀO CIDADÀ JÀ È UM INDICATIVO DE QUE AS FORCAS PROGRESSISTAS PRECISAM SE MOBILIZAR CONTRAS AS AMEACAS DAS CONQUISTAS DEMOCRÀTICAS. A DIREITA ESTÀ SEM ROSTO E PALANQUE, MAS NÀO SAIU DOS BASTIDORES E O PSD È UM PERIGOSO CAVALO DE TRÒIA - QUE VEM TRAZENDO NO SEU BOJO - TODO O ENTULHO AUTORITÀRIO E QUE HÀ MUITO ESTÀ À MARGEM DAS DECISÒES. NÀO CONFIO EM MUITOS POLÌTICOS DO PMDB - ASSIM COMO CONFIO EM ALGUNS DO PSDB. O FUTURO NÀO È UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, MAS AS DEMARCHES QUE SE ESTABELECEREM AO LONGO DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF PODEM ALTERAR AS PECAS DO TABULEIRO POLÌTICO E NOVAS ENGENHARIAS SE DESENHAREM NO PANORAMA ,FORMATANDO ALIANCAS - QUE HOJE PARECEM IMPOSSÌVEIS. O FUTURO È O SENHOR DA RAZÀO - EM MINAS, PERCEBER JÀ È TARDE - MELHOR È IR SE ANTECIPANDO......oia !!!
Postar um comentário