quinta-feira, 6 de outubro de 2011

FHC se sai com uma emenda pior do que o soneto

Zé Dirceu: Numa entrevista de meia página que obteve hoje no Estadão, o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, voltando aos tempos da brilhantina, repete o bordão, tão absurdo quanto o do fim da história, de que direita, esquerda, centro, socialistas, neoliberais, “são apenas rótulos, coisas externas à vida real dos partidos”.
Diz mais: que não faz sentido pedir a um partido que vá para o centro-direita ou centro-esquerda. Faz, assim, uma afirmação que em qualquer país do mundo, vinda de um líder partidário, seria vista como um tropeção. E feio. Mas aqui...

O objetivo do ex-presidente com essa entrevista é responder à professora norte-americana Frances Hagopian (estudiosa de partidos políticos brasileiros) que, no último fim de semana, em palestra no Centro Ruth Cardoso, aconselhou o PSDB a assumir-se como um partido de centro direita. Na ocasião, FHC concordou. "Não é provocação. Ela está certa" disse ao próprio Estadão que publicou a palestra da profª. Hoje ele diz: "Centro-direita não tem a ver com o PSDB".
Europa prova fracasso da guinada da social democracia à direita
Suas declarações soam ainda mais estranhas por serem feitas exatamente quando a própria Europa, berço de inspiração política de muitos tucanos, descobre que foi exatamente a adesão da esquerda social democrata às políticas da direita conservadora que a levou à situação atual de impasse e ao beco sem saída e sem soluções para a sua crise.
Equivoca-se o ex-presidente ao querer banalizar as denominações do espectro político. Direita e esquerda expressam no mundo de hoje, contemporâneo, globalizado, exatamente dois caminhos e dois rumos para a humanidade - rumos diversos, opostos.
Expressam interesses e programas, posições antagônicas nas principais questões da atualidade, desde meio ambiente até drogas; de comércio mundial até sistema financeiro; de reforma das Nações Unidas à paz no Oriente Médio.
Desconhecer ou negar essa verdade só pode ser uma forma de não reconhecer a realidade brasileira. Ou de negar, tentar tergiversar, passar ao largo da crise da centro-direita brasileira, no seu partido e no Brasil, articulada, dirigida e acompanhada pelo mesmo FHC.

5 comentários:

Anônimo disse...

FHC GOSTA DE EXERCITAR SEU CINISMO.É LÓGICO QUE ELE SABE QUE A ESQUERDA E A DIREITA CONTINUAM A EXISTIR.MAS ELE NÃO QUER CONFESSAR QUE, FAZ TEMPO , É DE EXTREMA DIREITA. QUE É UM TREMENDO ENTREGUISTA,QUE PARTICIPOU DOS CRIMES DO PERÍODO DA PRIVATARIA COM MUITO GOSTO, TENDO SEUS INTERESSES MONETÁRIOS TAMBÉM ATENDIDOS.

Anônimo disse...

FHC E SEU PARTIDO,O PSDB ,COM COBERTURA DA REDE GLOBO E OUTROS NÃO SANTOS,ESTÃO POR AÍ FALANDO MUITO EM CORRUPÇÃO.acreditamos que o combate da corrupção deve ser sistemático, principalmente nos estados mais importantes da nação.SABE-SE QUE A CORRUPÇÃO NA SECRETARIA DE SAUDE DE SÃO PAULO SE ARRASTa a anos sem que o psdb tenha feito quase nada para atenua-la.o povo de sorocaba vive sofrendo horrores devido aos plantões fantasmas efetuados por médicos ligados ao psdb.na assembléia legislativa a corrupção é fator dominante , segundo os próprios deputados.seria o caso da polícia federal passar a liderar a investigação na estrutura de governo do estado de são paulo ?SÃO PAULO NECESSITA URGENTEMENTE DE MORALIZAÇÃO E ISTO PPS,DEMOS E PSDB NÃO ESTÃO FAZENDO CONCRETAMENTE.

Anônimo disse...

NO NOSSO BRASIL A IMPUNIDADE CORRE SOLTA.CADE A PUNIÇÃO PARA OS CRIMINOSOS DA PRIVATARIA ?

Anônimo disse...

quem conhece bem o fhc é o delegado da polícia federal protogenes queiroz.vale a pena ler sua entrevista sobre fhc na caros amigos on line.lá ,a gente vê que bisca é o fhc

Anônimo disse...

Antes eu dizia: PSDB nunca mais.

Hoje eu afirmo: PT, o partido que desconta dias de greve, jamais!!!