Confesso que o esforço de determinados políticos, observadores e acadêmicos para reclamar das condecorações internacionais recebidas por Luiz Inácio Lula da Silva já passou o limite da boa educação, do bom gosto e até do ridículo.
Lula recebeu sua mais nova condecoração há duas semanas em Paris. Até hoje a imprensa continua publicando textos que procuram convencer o leitor, basicamente, do seguinte: os pobres intelectuais do mundo desenvolvido são tão despreparados, tão ignorantes e tão incultos, que não sabem quem é Lula, nunca ouviram falar das mazelas de seu governo e só por isso insistem em lhe dar títulos honorários.
Num artigo publicado no Estadão, hoje, um professor do interior de Minas Gerais tenta convencer o público que os intelectuais europeus estão confundindo Lula com a reencarnação do “bom selvagem,” aquele mito da obra de Jean-Jaques Rousseau.
É até preconceituoso, quando se recorda que o “bom selvagem” não tinha um conteúdo de classe social, mas era uma referencia a civilizações consideradas primitivas pelo pensamento colonial europeu.
É preciso apostar alto na ignorancia do leitor para imaginar que ele vai acreditar que os intelectuais dos países desenvolvidos vivem na Idade da Pedra, sem internet e sem uma imprensa de qualidade, que nos últimos anos tem feito reportagens extensas e profundas sobre o Brasil.
Posturas deste tipo são apenas mesquinhas e provincianas.
Mesquinhas, porque envolvem interesses menores e inconfessáveis, frequentemente eleitorais, apenas disfarçados por um palavrório de tom indignado.
Provincianas, porque a condecoração de um presidente da Republica por instituições respeitadas, como a Ecole de Sciencies Politiques, de Paris, que, com afetada intimidade, alguns comentaristas chamam de Siencies Po, deveria ser motivo de orgulho para qualquer brasileiro.
Outro ponto é que o aplauso acadêmico internacional pelas realizações do governo Lula contém um ensinamento importante para um pais desigual e hierarquizado, onde a boa educação só é acessível a uma minoria.
Estou falando de um preconceito antigo e mal disfarçado contra brasileiros e brasileiras que não puderam frequentar a escola como se deve, na idade em que seria preciso, não tem o domínio perfeito da língua, não respeitam normas cultas, cometem erros de concordancia e exibem um vocabulário muitas vezes limitado.
Com frequencia, essas pessoas costumam ser tratados como cidadãos de segunda classe, pré-destinados a ocupações inferiores e que nada devem fazer além de ganhar a vida em atividades braçais.
Ao premiar um presidente que teve pouca educação formal, mas foi capaz de obter um reconhecimento popular como nenhum outro na história recente do país, as universidades estrangeiras informam que é recomendável enxergar além do estererótipo.
Talvez por isso as condecorações irritem tanto a tantos. O reconhecimento é uma advertencia contra aqueles que valorizam demais os diplomas que conseguiram pendurar na parede. Não faltam motivos concretos para se fazer uma crítica política a Lula e a seu governo. Todo cidadão bem informado tem sua lista de críticas e sua análise.
Mas o esforço para criticar as condecorações internacionais é esforço inglório.
Nem os brasileiros foram convencidos por estes argumentos, como se viu na campanha presidencial e também pelas pesquisas de opinião, que sugerem que Lula está próximo do nível da santificação junto ao eleitorado. Vencidos em casa, seus adversários querem ganhar a eleição no exterior. Além de feia, é uma batalha perdida.
3 comentários:
O Partido dos Trabalhadores está crescendo nas Classes A e B, graças aos esforços vigorosos do ex-Presidente Lula que colocou o Brasil na rota do desenvolvimento, melhorando a vida de todos, sem distinção. A política do Partido é isenta de xenofobia, estatização, laivos de nacionalismo ou ojeriza aos setores do capital. Não incrementa a divisão de classes, mas pugna em incluir na sociedade de consumo, os que históricamente estiveram às margens do desenvolvimento. Ora, as pessoas mais bem situadas culturalmente sabem que a inclusão dos mais pobres inibe a violência e evita o acirramento entre as classes, além de serem dotadas de humanismo que reconhece o direito dos pobres em ter uma vida decente e dígna. As grandes transformações sociais no Brasil estão escancaradas nos números, nas estatísticas e nos altos índices de aprovação dos governos do Partido dos Trabalhadores. O nome do Brasil desponta no cenário mundial como uma nação organizada financeiramente, que honra os seus compromissos internacionais e acena com uma esperança para o mundo, em razão de nossas fronteiras agrícolas e nossas imensas reservas estratégicas. O país que já era um gigante em extensão, alcançou uma dimensão de respeito na ordem mundial, pelo brilhante trabalho do ex-Presidente Lula e agora pela Presidenta Dilma Rousseff. O PIOR CEGO É AQUÊLE QUE NÃO QUER ENXERGAR !!!
o despeito e a inveja faz muita gente ser ridícula e cometer besteiras imensas.se o grande lula não vive a exibir refinamentos,é um grande amigo do povo e não é um traira como fhc ,serra e covas sempre foram.
Lula é o Único Presidente medalha de Ouro RECORDISTA em títulos e honras de reconhecimento, vindo dos mais simples do povo bem como, de grandes personalidades. "O pai dos pobres, dos mais humildes” Sublime Ser humano, é Brasileiro, é Nordestino é Nobel da Paz, pois onde existia fome ele a saciou, principalmente a fome de justiça.
Os inúmeros reconhecimentos que brindam o governo do Presidente LULA incomodam realmente os que achavam donos da verdade de governos e políticas catastróficas, equivocadas arrasadoras. Vendilhões do Brasil. Os LESA-PÁTRIA (Os Neos liberais)
O Governo do Presidente LULA é um marco histórico de governos muito bem sucedido, nunca visto anteriormente na nossa história, principalmente na quebra de paradigmas, salvou 190 milhões de brasileiros que eram escravizados pelo Governo Neoliberal da década de 1990.
Lamentavelmente a grande mídia brasileira conhecida como PIG (Partido Imprensa Golpista) não tem princípios éticos para opinar sobre o reconhecimento que o Nobre presidente LULA vem recebendo após seu magnífico governo, Tal reconhecimento pelo povo Brasileiro foi comprovado com a eleição da primeira mulher presidente do Brasil, Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff Presidente da República Federativa do Brasil que ele indicou para suceder na governança do nosso País, continuidade de seu governo que orgulha o povo Brasileiro
Os méritos deste Nobre trabalhador Brasileiro chegou ao posto de Presidente, TRANSFORMOU O BRASIL DE PAÍS CHAMADO DE TERCEIRO MUNDO PARA POSIÇÃO DE PAIS DE PRIMEIRO MUNDO tendo reconhecimentos de todos lidere mundiais, por todos os países da America do Sul, America Central, do Norte, Países do Continente Africano, Países Europeus, Países Asiáticos e Países do Oriente Médio.
Esta é a verdadeira valorização não somente de 190 milhões de Brasileiros, mas do mundo todo, dos milhões e milhões de pessoas.
LULA, um homem de origens simples, ser humano sublime, Digníssimo Sr LUIZ INACIO LULA DA SILVA. (Patrimônio do povo Brasileiro Patrimônio da Humanidade)
As Mídias Sociais como ex: Carta Maior esta sim são coerente possuem compromissos éticos, forma opiniões verdadeiras e valorosas.
Não adianta a grande Mídia tentarem desvalorizar os reconhecidos títulos e honrarias que faz jus o ao sublime Ser Humano, Simplesmente Digníssimo Sr LUIZ INACIO LULA DA SILVA.
LULA está no sangue, no coração e na mente das multidões em nível mundial. Antunes das Montanhas de Minas Gerais. “LULA Companheiro, de corpo e alma"
Postar um comentário