sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sindicato comemora escolha por caças suecos

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, comemorou a escolha da presidenta Dilma Rousseff pelo modelo de caças sueco Gripen NG, da empresa Saab, que irá substituir as aeronaves da Força Aérea Brasileira, a FAB.
A decisão da presidenta foi divulgada na última quarta, 18, pelo ministro da Defesa, Celso Amorim e trará novos postos de trabalho e investimentos para o ABC.
“A região abrigou a Fábrica Nacional de Aviação, a FNA, primeira indústria de aviação do Brasil, na década de 40 e 50”, lembrou o presidente.
Segundo ele, a definição do governo federal colocará o ABC de volta a cadeia da indústria aeroespacial.
“É uma ótima notícia por que dialoga com o Parque Tecnológico que defendemos para o ABC”, disse Rafael.
A Inbra Aerospace, do grupo Inbrafiltro, de Mauá, já confirmou uma nova fábrica para ser construída em São Bernardo. A empresa se prepara há cinco anos para produzir tampas de trem de pouso, parte da fuselagem traseira e as asas do novo modelo.
A Akaer, de São José dos Campos, prevê uma fábrica também em São Bernardo, nas proximidades do Rodoanel.
APL
A criação do Arranjo Produtivo Local, o APL da Defesa, apoiado pelo Sindicato, possibilitou conhecer melhor as necessidades tecnológicas para o setor no País.
“O APL da Defesa permitiu que o Sindicato, as empresas e representantes do governo municipal conhecessem o que já existe para o setor e o que ainda é necessário fazer para a proteção do Brasil”, afirmou o diretor execu­tivo José Roberto No­gueira, o Bigodinho, designado pela direção do Sindicato para acompanhar o APL.
Metalúrgicos apoiaram projeto em 2010
O Sindicato, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT e o Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da Suécia assinaram, em abril de 2010, uma declaração conjunta de apoio ao projeto da Saab no desenvolvimento, fabricação e comercialização no Brasil do avião supersônico Gripen.
“Aquele documento é o compromisso da empresa em respeitar o direito dos trabalhadores de organização sindical”, explicou o diretor de Comunicação do Sindicato, Valter Sanches.
Saiba mais sobre este documento em Aviões supersônicos - Metalúrgicos unem-se pela parceria com suecos.
Da Redação Foto: Divulgação.

Nenhum comentário: