segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pressão para Ciro desistir

A NOTÍCIA: O Palácio do Planalto começa esta semana a desamarrar os nós em torno do projeto para tirar o deputado Ciro Gomes (PSB) da corrida presidencial e abrir o caminho para uma eleição plebiscitária entre a ministra Dilma Rousseff (PT) e o governador paulista José Serra (PSDB). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversará na quarta-feira com o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos (PE), além de se reunir já nos próximos dias com o próprio Ciro Gomes.Antes mesmo do encontro, líderes do PSB já admitem que terão de apressar a definição. Ciro havia fixado para março o prazo para dizer se aceita deixar a corrida presidencial, após o convite de Lula para que dispute o governo de São Paulo. “A pressão está grande demais. A data que havíamos fixado está prejudicada e parece que não teremos outra saída a não ser antecipar”, disse o líder do PSB na Câmara, Márcio França (SP).
Nos últimos dias, o PT subiu o tom em relação a Ciro. Reunidos no fim de semana em São Roque (SP), em seminário da ala majoritária da sigla, alguns líderes petistas já não escondiam a irritação com a demora do deputado em se decidir sobre a eleição. Caso Ciro se recuse a concorrer em São Paulo, o plano é oferecer uma posição na campanha de Dilma ou no futuro governo. Parte do comando petista avalia que ele seria a pessoa ideal para atrair votos para Dilma no Nordeste.

2 comentários:

Flávio Luiz Sartori disse...

Não é necessário forçar muito a memória para se lembrar de 2002, quando Ciro Gomes foi atacado pelo esquema sujo do FHC e do Serra e também da Rede Globo.
Ciro Gomes tem compromisso histórico com o bloco político de apoio do Presidente Lula.
Ciro Gomes é soldado da articulação política do Presideente Lula para a eleição de 2010.
Isto esta claro desde quando se falou pela primeira vez na candidatura de Ciro ao Governo de São Paulo, podem acreditar.

Anônimo disse...

Governar um estado igual São Paulo e como governar um pais pequeno, dá nome ao governador, dá poder a ele e, eu acho que o Ciro não devia abrir mão desta oportunidade, até porque eu vejo que o Serra está enfraquecendo na política e o Ciro com o apoio de vários partidos, inclusive o PT, tem grandes chances de ser eleito o novo governador de São Paulo.
Vai lá Ciro e derruba o SErra.